O Google Gemini é uma inteligência artificial (IA) conversacional que utiliza técnicas de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural para gerar respostas de texto semelhantes às humanas para vários prompts.
Este modelo foi projetado para imitar o estilo e a estrutura da escrita humana. Sendo assim, o Gemini foi treinado em um enorme conjunto de dados baseado em texto.
Além disso, usa uma arquitetura de rede neural profunda, chamada transformers. Essa arquitetura, por sua vez, serve para aprender padrões na linguagem, entender o contexto do texto preenchido e gerar uma saída apropriada.
Como o Google Gemini Funciona?
O Gemini é uma rede neural profunda que analisa e entende padrões em um grande conjunto de dados de texto. Em seguida, gera um novo texto original com base na análise anterior. Especificamente, o Gemini utiliza uma arquitetura de rede neural chamada transformers. Os transformers são uma arquitetura de redes neurais relativamente nova, introduzida em um artigo de pesquisa de 2017 intitulado “Attention Is All You Need”. Por sua vez, se destacam por sua adequação a tarefas de processamento de linguagem natural (NLP).
Além disso, compreendem uma série de camadas que processam hierarquicamente o texto de entrada. Cada camada se baseia na anterior para extrair informações cada vez mais complexas sobre o texto.
O Gemini primeiro recebe um prompt (ou texto inicial) como entrada para gerar texto. As camadas iniciais do transformer processam o texto de entrada e extraem informações sobre a sintaxe e a estrutura do texto.
O transformer, então, usa essas informações para gerar uma distribuição de probabilidade sobre possíveis palavras ou frases que poderiam seguir o texto de entrada. Então, para gerar uma resposta, o Gemini seleciona as palavras ou frases mais prováveis desta distribuição.
Testes: Impressões Iniciais Google Gemini
O Gemini chegou ao Brasil em Jul/2023 e realizamos alguns testes para entender, o que a aplicação trás para nós… Vamos conhecer o resultado:
1. Acesso – Gemini
- Para acessar o Gemini, basta clicar AQUI!
- Caso esteja logado em sua conta Gmail, ele abrirá automaticamente. Caso não tenha conta, será necessário criar um email no google e se logar.
2. Tela e Usabilidade
A tela inicial do Gemini é amigável e fácil de usar. Você digita no prompt disponível, a sua solicitação (1).
2 – Nesta opção, você pode desativar o seu histórico de atividades no Gemini. Ou seja, não ficará visível para você o histórico de perguntas e respostas.
Contudo, o Google informa que mesmo desativando esta opção, os dados não será apagados.
3 – Acesso à Dúvidas Frequentes
4 – Você seleciona as configurações de cor que deseja visualizar a sua aplicação: Branco ou Preto. Além disso, você consegue visualizar os links públicos gerados das conversas com o Gemini caso tenha gerado algum.
3 – Mais opções de Respostas
Quando você faz a sua solicitação ao Gemini, ele fornece 4 opções de respostas. Caso queira, pode solicitar para que gere mais opções de respostas.
Caso não tenha gostado de nenhuma resposta, ele te dá opção de Pesquisar no Google também. Você pode dar o feedback positivo ou negativo da resposta. Isso vai ajudar a refinar o funcionamento da aplicação.
4 – Áudios
Permite que o usuário solicite por aúdio e também responda por aúdio.
5 – Exportar as respostas
Você tem a opção de Compartilhar, Exportar a Resposta para Docs Google, ou Salvar no email:
Quando você compartilha a resposta, você pode gerar links públicos, onde qualquer pessoa com o link, consegue ter acesso a sua resposta.
6 – Links
O Gemini não realiza leitura de links no momento. Caso pergunte a ele se consegue fazer isso, ele responde que sim. Contudo, quando solicitado para que resuma o material de um link por exemplo, responde com informações que não tem há ver com o material informado.
Conforme informações da propria Google, o Gemini está em fase Expermental e algumas de suas respostas podem não ser precisas.
7 – Códigos de Programação
O Gemini é capaz de fornecer códigos de programação. E ainda fornece links com fontes de referência.
Para alguns códigos solicitados, ele trás uma explicação do código também.
Segundo o Google, o Gemini não foi instruído para copiar códigos por completo e sim para criar os seus próprios, mas que está em fase de melhorias neste processo. (Mais detalhes em Dúvidas Frequentes)
Conclusão – Gemini
Em síntese, dos testes realizados, a impressão inicial é que a usabilidade foi muito bem pensada, trazendo facilidade para compartilhamento e aúdios. Contudo, como está em fase experimental, ainda há pontos a serem melhorados.
De qualquer forma, sabemos o potencial que a aplicação possui e que em breve trará muitos benefícios e novas funcionalidades para nós.
E você o que achou do Gemini? Conta para a gente nos comentários.