Uma das maiores dúvidas dos usuários hoje é como proteger WhatsApp de clonagem? Isso porque, os casos de reclamações referentes ao WhatsApp clonado só aumentam dia após dia.
Ora, não tem como negar a importância do WhatsApp hoje. Ele permite a comunicação a distância de forma rápida e simples, aproximando pessoas distantes. Além de ser uma ótima ferramenta para fechar negócios.
Contudo, essa praticidade também chama atenção de pessoas má intencionadas, que clonam o WhatsApp de outras e aplicam golpes na lista de contatos. Por isso, hoje vamos trazer algumas dicas de como proteger WhatsApp de clonagem. Veja!
Mas afinal, o que é a clonagem do WhatsApp?
Antes de entender como proteger o seu WhatsApp de clonagem, é fundamental que você entenda como funciona esse tipo de golpe, que tem se tornado cada vez mais comum.
Então, clonar o WhatsApp é uma técnica que possibilita que outra pessoa tenha acesso a sua conta, usando um aparelho não autorizado.
Desse modo, o hacker passa a ter acesso a sua lista de contatos e pode enviar mensagens para essas pessoas. Geralmente, o golpe acontece quando o invasor entra em contato com amigos e familiares pedindo dinheiro.
Assim, como a conta do WhatsApp é a sua, é possível que alguns dos seus contatos acreditem se tratar de uma mensagem de sua autoria e, com isso, fazem o depósito solicitado pelo hacker, caindo no golpe.
Como acontece a clonagem do WhatsApp?
Para aprender a como proteger WhatsApp de clonagem, você precisa conhecer também como funciona o golpe. Existem várias estratégias utilizadas pelos hackers. Veja as mais comuns!
Código de verificação
Acontece quando os golpistas entram em contato com o usuário, normalmente oferecendo algo vantajoso, como prêmios ou descontos em estabelecimentos.
Então, para receber a possível vantagem, é solicitado o código que é enviado por SMS. Todavia, esse código é o que fornece o acesso ao WhatsApp.
WhatsApp Web
O WhatsApp Web permite que você se conecte ao WhatsApp através de um computador. Portanto, é uma ferramenta útil para se conectar a sua conta usando o PC.
Todavia, quando se utiliza computadores públicos, é possível que ele esteja infectado com vírus e malwares.
Desse modo, os golpistas conseguem utilizar o seu WhatsApp, entrando em contato com seus contatos e solicitando depósitos.
SIM Swap
Por fim, uma das formas mais comuns de clonagem do WhatsApp é através do SIM Swap. Aqui o golpista tem todas as informações do usuário, desde o número do celular até os dados pessoais.
Então, ele entra em contato com a operadora e faz uma solicitação para transferir o número para um novo chip. Logo, a partir daí ele passa a ter acesso ao WhatsApp da vítima, além de senhas de aplicativos e outras informações.
Como proteger Whatsapp de clonagem?
Os criminosos se utilizam de várias estratégias para clonar o WhatsApp dos usuários. No entanto, é possível proteger a sua conta através de algumas dicas simples. Veja!
Ative a verificação de duas etapas
A principal recomendação para proteger seu WhatsApp da clonagem é ativar a verificação de duas etapas.
Neste caso, você vai adicionar uma senha para a sua conta, reforçando assim a segurança e impedindo que o seu WhatsApp seja aberto em outro dispositivo.
Então, para ativar a verificação de duas etapas, você precisa:
- Clicar nos “três pontinhos” na tela inicial do seu WhatsApp;
- Depois vá em “configurações”;
- Em seguida, selecione a opção “conta”;
- Clique em “ativar”;
- Crie a senha de 6 dígitos. Evite data de nascimento ou sequências numéricas;
- Por fim, clique em “concluir”.
Desconecte sua conta do WhatsApp Web
Após utilizar o WhatsApp Web, não se esqueça de desconectar a sua conta. Essa dica é ainda mais importante se você faz uso de computadores públicos.
Assim, para desconectar do WhatsApp Web e proteger a sua conta, você precisa:
- Abra seu WhatsApp;
- Clique nos “três pontinhos” no canto superior;
- Vá em “aparelhos conectados”;
- Identifique em qual rede o seu WhatsApp está conectado;
- Clique na sessão ativa e depois aperte em “desconectar”.
E você sabe como proteger os seus dados nas redes sociais?
Não informe nenhum código
Uma das abordagens mais comuns para hackear e clonar o WhatsApp é a solicitação do código enviado por SMS.
Logo, uma das melhores formas de se proteger deste tipo de golpe é simplesmente não informando o código. Entenda que operadores de celular, restaurantes e bancos não pedem nenhum código por SMS.
Portanto, sempre que você for abordado sobre alguma promoção, desconto ou algo do tipo, não forneça em hipótese alguma o código enviado por SMS.
Infelizmente, tem se tornado cada vez mais frequente os golpes. Então, aprender a como proteger o WhatsApp de clonagem é fundamental para garantir a sua segurança e a dos seus contatos.
Assim, ative a verificação de duas etapas e não informe qualquer código de SMS para pessoas desconhecidas. Afinal, essas são as melhores maneiras de você se proteger.