Entendendo o Poder da Inteligência das Coisas

A Inteligência das Coisas, ou AIoT (Artificial Intelligence of Things), é um conceito emergente que combina a Inteligência Artificial (IA) com a Internet das Coisas (IoT). 

Essa fusão tem o potencial de revolucionar a maneira como interagimos com a tecnologia. Isso permite a criação de sistemas inteligentes que podem analisar e responder a dados em tempo real.

Sendo assim, a AIoT, baseia-se na integração da IA somada a infraestrutura da IoT. Entenda tudo sobre o assunto neste artigo.

Ia + Iot = inteligência das coisas

Conceito e Combinação – Inteligência das Coisas

Para entender a necessidade de combinar IA e IoT, primeiramente, precisamos entender melhor sobre ambos os conceitos.

O que é Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, ou IA, é um campo da ciência da computação que lida com o desenvolvimento de sistemas inteligentes capazes de simular a inteligência humana. Simplificando, a IA visa permitir que os computadores reproduzam capacidades humanas como percepção, raciocínio, compreensão, entre outros. 

Portanto, as capacidades altamente disruptivas da IA são a base de sistemas inteligentes.

O que é Internet das Coisas

A Internet das Coisas, ou IoT, é um sistema de objetos ou dispositivos conectados que podem coletar e transferir dados em tempo real com a ajuda de software ou sensores embutidos neles. 

Logo, a aplicação da IoT ajuda a alcançar um alto nível de automação, em uma ampla gama de tarefas. Sendo assim, por meio de sensores ou entrada do usuário, os dispositivos IoT, criam uma quantidade massiva de dados.

Combinação

A combinação dos dois conceitos (IA e IoT) se concentra no uso das capacidades da IA para processar os dados gerados e coletados pelos sistemas IoT. Portanto, os modelos de aprendizado de máquina nos sistemas de IA são combinados com as capacidades de conectividade e transferência de dados da internet das coisas. 

A princípio, com a incorporação da IA nos sistemas IoT, seu funcionamento não se limita à coleta e transferência de informações. Mas, juntamente à compreensão e análise dos dados.

Essa combinação de IA e IoT, conhecida como Inteligência Artificial das Coisas (AIoT), permite a criação de sistemas inteligentes que não apenas coletam e transferem dados. Bem como, os analisam e tomam decisões com base nessa análise.

Sendo assim, existe um mundo de possibilidades para a criação de sistemas altamente eficientes e automatizados, que podem operar com mínima intervenção humana.

Benefícios da Combinação de IA com IoT

A AIoT permite a adoção de IA em várias indústrias. O objetivo principal, é resolver problemas de negócios de maneira eficaz, se comparado a métodos tradicionais. Em outras palavras, existem vários benefícios em combinar IA com IoT, sendo o principal a melhoria da eficiência e a redução de custos. 

Impulsiona a Eficiência Operacional

A AIoT permite que as empresas alcancem um nível ótimo de eficiência operacional. Nesse sentido, as máquinas alimentadas por AIoT são capazes de gerar e analisar dados. Bem como, reconhecer padrões aplicando métodos de aprendizado de máquina. 

Isso permite fornecer insights operacionais rapidamente, detectar e corrigir problemas. Além disso, aumenta a automação de processos manuais. Portanto, as capacidades de IA realizadas em tarefas repetitivas permitem que as empresas ofereçam melhores serviços com uma força de trabalho menor.

Torna o Monitoramento em Tempo Real Mais Fácil

O monitoramento em tempo real dos sistemas pode ajudar a economizar tempo e reduzir interrupções de negócios caras. 

Portanto, envolve a supervisão constante do sistema para detectar anomalias e fazer previsões. Ainda assim, tomar decisões com base nelas. E isso sem a necessidade de qualquer intervenção humana, alcançando resultados mais rápidos e objetivos.

Reduz Custos Operacionais

O desenvolvimento de sistemas inteligentes AIoT permite uma maior eficiência de recursos a longo prazo.

Ajuda na Gestão de Riscos

A gestão de riscos é importante para organizações de todas as indústrias. Sistemas inteligentes e distribuídos são capazes de prever riscos futuros e até mesmo tomar medidas para sua prevenção.

Assim, com a ajuda de sistemas AIoT, as organizações podem se antecipar na preparação e no manejo dos prováveis riscos no futuro.

Aplicações da Inteligência das Coisas

A integração da IA com a IoT é a base para sistemas inteligentes altamente escaláveis e eficientes que combinam software e hardware. A adoção da AIoT é uma tendência tecnológica emergente em uma ampla gama de indústrias, como logística, agricultura, saúde, manufatura, petróleo e gás, varejo e serviços.

Algumas das aplicações mais populares da AIoT incluem:

Veículos Automatizados

Os veículos autônomos são capazes de dirigir com segurança de um ponto a outro sem qualquer intervenção humana. Isso é possível graças a uma série de tecnologias avançadas da inteligência das coisas. Por exemplo, Os carros da Tesla mostram como a combinação de IA e IoT pode transformar drasticamente a indústria automobilística.

Vigilância por Vídeo

A incorporação de IA e IoT torna a vigilância por vídeo e a segurança mais inteligentes. A AIoT combina algoritmos de aprendizado de máquina com o feed de vídeo de câmeras. Sendo assim, podem analisar dados em tempo real, detectar objetos, reconhecer pessoas e identificar eventos automaticamente.

Monitoramento de Tráfego

Os sensores e dispositivos baseados em AIoT são amplamente populares para análise de tráfego em tempo real em Cidades Inteligentes. Tais sistemas de IA incluem drones inteligentes para avaliar os níveis de congestionamento e realizar análises de multidões.

Manufatura e Produção

Os sistemas AIoT são muito populares na IIoT, a Internet Industrial das Coisas. Na manufatura, tais sistemas inteligentes são usados para monitoramento em tempo real de maquinário e para detectar peças defeituosas.

Edifícios Inteligentes

Sensores IoT e câmeras são comumente usados para alimentar aplicações de edifícios inteligentes. A AIoT permite que esses dispositivos coletam dados em tempo real sobre o uso de energia, ocupação, condições ambientais e muito mais. 

Esses dados são então analisados por algoritmos de IA para otimizar o uso de energia, melhorar a segurança, aumentar o conforto dos ocupantes e reduzir os custos operacionais.

Conclusão – Inteligência das Coisas

Em síntese, a inteligência das coisas é uma revolução tecnológica que está apenas começando. À medida que mais empresas começam a explorar o potencial da AIoT, podemos esperar ver uma ampla gama de novas aplicações e inovações surgindo. Logo, a AIoT tem o potencial de transformar a maneira como vivemos e trabalhamos, tornando nossas vidas mais eficientes, convenientes e seguras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima