Como criar app Android do zero: Guia passo a passo

Quer aprender como criar app Android do zero? Aqui vamos ensinar todo o passo a passo que você precisa seguir para desenvolver seu próprio aplicativo!

Afinal de contas, com o avanço da tecnologia e o uso intenso dos dispositivos móveis, os aplicativos estão se tornando cada vez mais comuns e úteis no dia a dia. De acordo com uma pesquisa realizada pela Data.Ai, mais de 480 mil apps são baixados por minuto.

Portanto, se você tem uma ideia e quer transformá-la em um aplicativo, acompanhe a seguir como criar app Android do zero. Continue a leitura!

Como criar app Android do zero

Passo 1 – Qual é a ideia do aplicativo?

O primeiro passo para criar um app é a definição da ideia. Para tal, algumas perguntas devem ser respondidas, como:

  • Qual problema seu app vai solucionar?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • Quais recursos ele deve ter?
  • Existem outros apps semelhantes no mercado?
  • O app será monetizado?

Além disso, é fundamental que você valide bem a sua ideia para que o app faça sucesso. Logo, busque analisar se existe mercado para o seu aplicativo e defina bem como ele vai ser útil para os usuários.

Entretanto, entenda que construir algo nunca visto antes pode ser impossível. É muito provável que existam outros apps semelhantes ao seu no mercado.

Contudo, isso não é motivo para desanimar. Pelo contrário, concentre-se em oferecer um diferencial no seu aplicativo para que ele se destaque perante os concorrentes.

Passo 2 – Desenvolva o rascunho do app

O passo seguinte de como criar app Android do zero envolve o desenvolvimento do rascunho ou o detalhamento do aplicativo.

Então, o intuito ainda é ‘tirar do papel’ a sua ideia, colocando-a de forma visível para que ela possa ser analisada melhor.

Portanto, você pode desenvolver o rascunho usando um documento em Word ou, se preferir, faça uso de ferramentas que desenham as telas, a chamada Wireframe.

Assim, faça o rascunho com o máximo de detalhes possíveis, com todos os recursos e ferramentas que você tem em mente para o app nesse momento.

Nesse primeiro momento, pense na quantidade de telas que o app deve ter e tenha como foco o principal objetivo do app. Nessa primeira versão, não adicione recursos ‘extras’ apenas para ser diferente.

O objetivo aqui é ter uma versão mais crua, que será aperfeiçoada posteriormente. Dessa maneira, ficará fácil para outras pessoas que participam do projeto entenderem o que você quer e as suas expectativas.

Passo 3 – Como criar app Android do zero? Pense no design do aplicativo

Após seguir as etapas anteriores, chegou o momento de você pensar no design do app. Todavia, não estamos falando aqui apenas da parte “bonita” do aplicativo, mas também na experiência do usuário.

Para que o app consiga atingir seu objetivo, e alcançar um bom número de downloads, ele deve ter um design intuitivo e que seja fácil de usar.

Afinal de contas, de nada adianta ter uma ideia genial se as funcionalidades são difíceis de usar e os melhores recursos estão escondidos, por exemplo.

Portanto, nas etapas de como criar app Android do zero, não se esqueça do design e aqui você tem duas possibilidades:

  1. Você mesmo faz o design – se você já tem habilidades com design, você mesmo pode fazer o design do seu app. Existem alguns sites que ajudam nesse sentido, como Codecanyon e SellMyApp, por exemplo;
  2. Contrate um designer – se você não tem as habilidades necessárias para criar o design do seu app, então contrate um profissional. Essa alternativa requer um investimento maior. Contudo, garante também que você consiga ter um app único.

Passo 4 – Teste seu protótipo do app

A partir do rascunho do app e das ideias que foram desenvolvidas com o design, chegou o momento de você testar o protótipo do seu aplicativo.

Então, aqui é o momento de testar a ideia e conferir se ela realmente faz sentido. Por isso, nessa etapa de como criar app Android do zero, peça para amigos, conhecidos e familiares testarem o aplicativo.

Além disso, solicite feedbacks, questione sobre o que pode ser melhorado e peça uma avaliação sincera. Toda opinião e crítica agora é importante.

Assim, nesse momento, você terá uma visão melhor do que pode ser aperfeiçoado para que o aplicativo consiga atender ao objetivo e a ideia principal.

Passo 5 – Como criar app Android do zero? Planeje e crie o backend e teste novamente o app

Chegou a hora de planejar e criar o backend do seu app. Basicamente estamos falando da sustentação do seu app. É ele o responsável por organizar e armazenar as informações do seu aplicativo, bem como garantir que tudo esteja funcionando adequadamente. Neste ponto, talvez você precise contratar desenvolvedor backend, caso você não saiba como fazer.

Portanto, desenvolva o esboço dos servidores, faça a diagramação dos dados e das APIs. Aqui você deve também alterar o protótipo, fazendo as adequações necessárias a partir do que foi coletado na fase de testes.

Então, com o design e o backend prontos, faça novos testes. Agora, diferente da outra vez, você estará testando o app como ele realmente vai ser, com todos os gráficos e informações no seu devido lugar.

Enquanto isso, não se esqueça de fazer o seu cadastro na Play Store. A aprovação da conta pode demorar alguns dias e é preciso pagar, normalmente o valor é de 25 dólares. Logo, se organize com antecedência para lançar o app assim que ele já estiver pronto.

Passo 6 – Lance o seu app

Uma vez que você já seguiu todos os passos de como criar app Android do zero, chegou a hora de lançar o seu aplicativo.

Após o cadastro na Play Store, a ferramenta leva em torno de 5 horas para avaliar e liberar o aplicativo para download.

Assim, agora é só começar a divulgar o app para que as pessoas possam baixar e aproveitar o que ele tem a oferecer.

Essas são as etapas de como criar app Android do zero. Se você já tem conhecimento, é possível desenvolver você mesmo o aplicativo. Contudo, contar com ajuda profissional pode reduzir as chances de problemas durante esse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima