InteligĂȘncia Artificial – Elon Musk

O atual dono do twitter, Elon Musk, afirma que vai criar a sua prĂłpria ferramenta de InteligĂȘncia Artificial: TruthGPT. O objetivo Ă© competir com a ferramenta ChatGPT.  Segundo Infomoney, em janeiro/23 atingiu 100 milhĂ”es de usuĂĄrios ativos, sendo considerada a plataforma de maior crescimento na histĂłria. 

Musk declarou Ă  Fox News, recentemente, que a ferramenta ChatGPT estĂĄ sendo treinada para ser “politicamente correta”. E que a InteligĂȘncia Artificial deve ser regulamentada. Pois Ă© muito mais perigosa do que carros e foguetes e que pode destruir a humanidade. Ainda afirma que os lĂ­deres de tecnologia Mark Zuckerberg e Bill Gates possuem um entendimento limitado nesta ĂĄrea.

Elon Musk jĂĄ fez parte do conselho da Open IA, empresa criadora do ChatGPT, e foi um dos primeiros investidores em 2015 quando ainda era um laboratĂłrio de pesquisa. Ele saiu do conselho da empresa em 2018.

inteligĂȘncia artificial elon musk

Musk cria a sua empresa de InteligĂȘncia Artificial

Musk possui uma afinidade especial com a letra ‘X’ e sendo assim, o nome de sua empresa Ă©: X.AI Corp.

NĂŁo hĂĄ muitos detalhes sobre a empresa, mas o que se sabe Ă© que Musk Ă© o Ășnico diretor e que haveria um secretĂĄrio, Jared Birchall, que Ă© o diretor dos escritĂłrios de sua famĂ­lia. Acredita-se ainda, que ele teria contratado 2 ex pesquisadores do DeepMind (empresa comprada pelo Google), sendo um deles o cientista Igor Babuschkin, que seria o diretor do projeto. Segundo TheTimes ele estĂĄ buscando investidores na SpaceX e Tesla para o projeto.

Elon Musk afirma que TruthGPT vai buscar a mĂĄxima verdade para entender a natureza do Universo. E baseado neste entendimento, hĂĄ menos probabilidade de destruĂ­-lo.

Concorrentes

Elon Musk afirma que seu projeto seria uma terceira opção e reconhece que possui uma desvantagem significativa, de seus concorrentes: ChatGPT e Google.

O Google anunciou o lançamento de seu prĂłprio chatbot Bard, no dia 21 de março de 2023. O Bard Ă© bem semelhante ao CHATGPT, porĂ©m com algumas diferenças. 

A IA do Google consegue lidar com questĂ”es mais complexas, compreende  contextos de conversas com usuĂĄrios e pode ser customizada, para atender necessidades especĂ­ficas. No entanto, o chatbot nĂŁo estĂĄ disponĂ­vel para o mundo, ainda nĂŁo. Por enquanto foi disponibilizada uma versĂŁo de testes somente nos Estados Unidos e Reino Unido. 

PreocupaçÔes

Musk se uniu a especialistas e empresĂĄrios para assinarem uma petição solicitando uma pausa nas pesquisas de InteligĂȘncia Artificial por um perĂ­odo de 6 meses, devido aos “grandes riscos para a humanidade”. A petição foi realizada Future of Life Institute e assinada por mais de 1500 pessoas.

 Para Musk a chance de criar uma IA realmente segura para a humanidade Ă© de 5 a 10%. 

As gigantes empresas como Facebook, Apple e Google possuem uma quantidade assustadora de informaçÔes sobre as pessoas, o que representa um alto risco, pois då a elas excesso de poder. E é aí que mora o problema. A IA poderia ser controlada por estas empresas sem nenhum tipo de acompanhamento, jå que hå tanto poder envolvido? Este é um dos questionamentos de Musk.

Para Musk a solução para isso, seria mesclar o orgĂąnico ao tecnolĂłgico. A dependĂȘncia humana da mĂĄquina sĂł tende a aumentar, o que pode acarretar que a inteligĂȘncia humana e tecnolĂłgica se tornem uma sĂł.

Musk ainda acredita que conforme a humanidade for deixada para trĂĄs pelo potencial das mĂĄquinas no mercado de trabalho, os seres humanos se transformarĂŁo em ciborgues, usando a tecnologia para aprimorar as suas habilidades mentais e fĂ­sicas. Neste caso, implantes cerebrais serĂŁo necessĂĄrios para que cheguemos ao nĂ­vel de inteligĂȘncia das IAs. Essa ideia Ă© tĂŁo certa na mente de Musk, que uma de suas empresas, a Neuralink,  desenvolve chips cerebrais para que pessoas e mĂĄquinas se comuniquem atravĂ©s da força de pensamento.

-> Quer saber mais sobre como a tecnologia impacta em nosso dia a dia: Internet das coisas

ProfissĂ”es para o Futuro com InteligĂȘncia Artificial

Em conclusĂŁo, com a IA muitos postos de trabalho serĂŁo “um pouco inĂșteis” segundo Musk. E que os menos atingidos serĂŁo pessoas que programarem mĂĄquinas e/ou desenvolverem softwares de InteligĂȘncia Artificial.

O que fazer então? Ele recomenda que os jovens estudem engenharia. Mas de qualquer modo, ele entende que com o tempo a IA “escreverá o seu próprio software”. Isso demonstra que não haverá empregos seguros.

Mas ele aponta que as empresas de tecnologia deterão a produção e distribuição de todos os setores. A interação humana serå necessåria na sociedade do futuro. Então, se estiver trabalhando em algo que envolve pessoas ou engenharia, serå um bom foco para o futuro, concluiu Musk.

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima